
É um método comumente usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente se obtém uma compressão com pouco perceptível perda na qualidade da imagem. JPG formato usado para armazenar fotos e transmiti-las através da Internet.

O formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens.

Esse é muito utilizado para imagens com poucas cores ou grandes áreas de uma mesma cor. Usando gif também é possível criar imagens animadas que são comuns em anúncios utilizando banners. Outra característica interessante é que permite o uso de áreas transparentes e entrelaçadas. Esse formato suporta no máximo 256 cores. Não é uma boa opção para imagens fotográficas que necessitam de milhões de cores.